5.2.10

(In)decisões


Aqui estou eu, a meio do 12ºano, e sem fazer ideia do que seguir na universidade. Estou confusa, muito confusa! Já pensei em tantas coisas, já quis ser tanta coisa, já tive tantas certezas, e agora, apenas um enormíssimo ponto de interrogação se instala na minha cabeça. Já quis cursos totalmente distintos, já quis estudar no estrangeiro, até já pus em questão não estudar nada e trabalhar, já quis de tudo um pouco e agora não sei nada.


Esta decisão é uma das mais difíceis na nossa vida e ainda por cima eu sou uma pessoa totalmente Indecisa, o que piora ainda mais a situação. Bem, vou tentar pôr as ideias em ordem, talvez isso me ajude. Sempre gostei de medicina, é daquelas áreas que me fascina, mas para além de não ter média para isso, tenho um pouco de receio de exercer uma profissão onde temos nas nossas mãos grandíssimas responsabilidades. Qualquer erro pode ser fatal. E todos os alunos que querem seguir medicina deviam pensar nisso antes de decidirem que é mesmo esta a vossa vocação. Médicos que estão apenas interessados em dinheiro já está o nosso país cheio!
Surgiu também a ideia de estudar medicina para Espanha, mas para além de ter de falar fluentemente em espanhol (que não é de todo o meu caso), tenho de me afastar da minha família durante 6 longos anos, numa altura que é a pior, sem dúvida.




Portanto, andei a investigar outras hipóteses.


Pensei em engenharia de informática, porquê é de facto uma área que me dou especialmente bem, tirando aquelas tretas do software e blablabla. Para além disso, o meu primo anda neste curso, e mostrou um excerto do seu estudo, e definitivamente, assustei-me com aquilo. Ecrãs pretos, com letrinhas minúsculas em códigos com aspecto tão intragável? Acho que prefiro dedicar-me a aprender chinês.




Engenharia Civil, hmmmm. A média não é alta, e pelo que dizem até tem alguma saída. Até nem me importava de ser contratada por uma empresa do Dubai, e construir por lá a maior torre do mundo ou um daqueles edifícios todos xpto que só se encontra mesmo no Dubai. Mas isso não é para todos, e só com muitaa sorte eu iria conseguir um lugar desses. Restava-me uma obra num escola secundária qualquer a cair de prode, onde eu nem sei bem o que teria de fazer. Mandar trabalhar os trolhas? Pois...é que não sei muito bem o que estes engenheiros fazem concretamente.

Tecnologias de Computação Gráfica e Multimédia...o nome é sugestivo, agradável, mas o que é se faz de facto? Acho que até ia gostar disto.


Ciências da Saúde, farmácia biomédica, medicina nuclear, fisioterapia, ortóptica, farmácia e terapia da fala também me agradam.


E depois encontrei um curso que nem sabia que existia e que me agradou imenso, neurofisiologia. Acho que é uma área completamente fantástica e pela qual estou cada vez mais interessada. Mas não há bela sem senão-este curso apenas existe no politécnico. Ainda assim eu continuo interessada, mas não sei, está complicado me decidir. Alguém conhece quem esteja nesta área/curso? Era bom encontrar alguém que me ajuda-se, e se tivesse experiência na coisa, melhor.



6 comentários:

  1. a vida é uma constante indecisão

    ResponderEliminar
  2. Eu no meu 12º ano também fui assolapada por todas essas indecisões e para acabar com elas decidi ficar mais um ano no 12º para pensar melhor no que ia fazer com os próximos anos da minha vida e acho que realmente foi a escolha mais acertada, deu para pensar bem no que queria fazer, no que me iria fazer feliz nos próximos anos.
    Por acaso conheço uma pessoa que tirou neurofisiologia mas não tenho as melhores notícias, está quase há 2 anos à procura de trabalho :( não consegue encontrar nada na área... mas pronto este é apenas um exemplo!

    ResponderEliminar
  3. o que é neurofisiologia ao certo?

    bj

    ResponderEliminar
  4. Basicamente fisiologia é o estudo do funcionamento do sistema nervoso. Fazes testes para estudar a actividade cerebral, e estudas-los. Penso que é +/- isto..

    ResponderEliminar
  5. Se estás interessada em neurofisiologia e o facto de ser num politécnico te põe de pé atrás, não fiques, há politécnicos mais conceituados que muitas universidades. O Politécnico do Porto esgota as vagas muito antes que muitas universidades e esse tabu já está ultrapassado. A grande diferença entre os politécnicos e as universidades é o nome. De qualquer forma, eu decidi o meu curso à última da hora e olha, cá estou no 3º ano, ainda sem a certeza de que é isto que quero. Por isso pensa bem :)

    ResponderEliminar
  6. eu tou em ciencias e tecnologias e quero seguir teatro. mas estou no 11º ano e nao posso voltar atras. e os meus pais sao do genero "garante o teu futuro" e nao "segue os teus sonhos" queres melhor ? :(

    ResponderEliminar

I lost my love, my life that night